quarta-feira, 30 de julho de 2014

Manual do interspire email marketing

Gerenciando o Interspire Email Marketing

Tabela de conteúdo

 [esconder]

Introducao

Obrigado por ter contratado nosso servico de E-mail marketing Nomer. Procuramos criar um manual que sirva como uma referencia rapida para voce. Como sempre buscamos compartilhar conhecimento, suas criticas e sugestoes sempre serao bem-vindas.

Visao geral

O E-mail Marketing e uma solucao para gestao de campanhas de marketing que possibilita a administracao e a mensuracao dos resultados de forma simples e eficaz. Foi desenvolvida para uso na web, sem a necessidade da instalacao de programas em seu computador, e pode ser acessada de qualquer lugar que tenha conexao com a internet. Suas principais caracteristicas sao: Foco direcionado para campanhas de comunicacao digital;
  • Acesso simples e universal por meio de uma interface web amigavel e segura;
  • Excelente gerenciamento das campanhas com acompanhamento de todos os processos;
  • Criacao e gerenciamento de listas diferenciadas de contatos (destinatarios);
  • Relatorios de gestao de campanhas com estatisticas detalhadas e
  • Possibilidade de gestao de estrategias, definicoes de novas campanhas e publico-alvo.
  • Acessando o E-mail Marketing Nomer
  • O acesso ao E-mail Marketing Nomer e feito pelo seu Painel de Controle. Abrindo a aba ¡§Servicos¡¨ voce vera o link ¡§E-mail Marketing¡¨, que leva diretamente para a pagina inicial abaixo:
figuras de 1 a 6
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Passos para concluir o envio de uma campanha

Para efetuar o envio de uma campanha siga os passos a seguir:
  • Crie uma lista de contatos com o nome de sua preferencia e que fique facil para gerenciamento e localizacao
  • Adicione, na lista de contatos que voce criou no passo anterior, os e-mails (destinatarios) que irao receber a campanha;
  • Na criacao da campanha voce tera duas opcoes criar ou importar uma campanha do seu computador ou do website no formato (HTML e texto);
  • Voce pode enviar a campanha imediatamente apos a conclusao da mesma ou efetuar o agendamento do envio.
Toda campanha será enviada apenas aos e-mails (destinatários) da lista de contatos selecionada. É possível, construir várias listas de contato de acordo com o objetivo das suas campanhas e dos públicos-alvo. Para evitar enganos na manutenção dessas listas futuramente, defina claramente o nome da lista de contatos, relacionada à campanha sempre que possível. Exemplo: (Marketing Digital, Lista Geral, Lista Associados).

Importando contatos (destinatários)

Nesta opção, selecione a lista dos contatos que serão importados. É imprescindível a elaboração prévia de um arquivo em formato (.CSV ou .TXT) que tenham seus campos separados por vírgulas ou ponto-e-vírgula.
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Nesse formulario, os campos obrigatorios: Marcar como confirmado e Formato HTML, definem qual sera o status do contato depois do seu cadastramento, como padrao para toda importacao, serao atribuidos os valores Confirmado no campo Marcar como confirmado e HTML no campo Formato, com o objetivo de tornar o contato acessivel a todas as campanhas. No detalhamento do arquivo, deve-se levar em consideracao o metodo como serao importados os dados na lista. Supondo a importacao de um arquivo em formato (.CSV), atente para:
  • Indicar que a primeira linha do arquivo (.CSV) corresponde a um cabecalho, por exemplo: nome, e-mail, data de nascimento, sexo, etc;
  • O separador de campos do arquivo sera ponto-e-virgula (;);
  • O campo delimitador sera aspas
  • Localizar o arquivo de importacao, definindo o endereco da pasta na qual o arquivo esta gravado em seu computador.
Importante: o arquivo que sera importado devera ter no maximo 10 MB de tamanho, caso contrario, a rotina ira apresentar erro. Se o seu arquivo for superior, divida em lotes com tamanho inferior a 10 MB antes de importa-lo. Uma vez concluida a importacao, serao exibidas informacoes estatisticas dos registros gerados.
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É possível acrescentar novos campos a uma lista de contatos já criada, use a opção Personalizar Campos, e crie novos campos além dos pré-existentes. O uso de campos personalizados possibilita estratégias de segmentação através de filtros dos contatos, com o intuito de enviar uma campanha para um determinado público-alvo, selecionado pelo campo personalizado correspondente.
Uma cópia da sua lista de contatos pode ser exportada para um arquivo CSV e você pode baixar para seu computador. Favor selecionar a lista de contatos que você deseja exportar a partir da figura 8. Você pode exportar mais de uma lista de contatos, basta selecionar as listas especificas.
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A figura acima mostra como você pode escolher uma ou todas as listas para serem exportadas.

Campanhas de e-mail

Criando uma campanha

Existem quatro formas de criar campanhas:
A) Utilizando os recursos disponíveis pelo editor do E-mail Marketing Nomer para criar uma campanha; B) Utilizando um modelo de template criado através da opção Criar templates; C) Utilizando um modelo de template padrão, pré-definido e disponível no E-mail Marketing Nomer e D) Importando seu próprio template em formato HTML.
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Você pode fazer alterações de sua campanha através do editor que tem a interface parecida com a do Microsoft Word. Acima da caixa de texto temos a barra de ferramentas com opções desde o tipo de fonte até criação de tabelas.
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A aba Source apresenta todo o código em HTML da campanha que está sendo criada. É possível fazer alteração da campanha direta no código.
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Importante: entre as opções apresentadas, podemos observar no item Validação de e-mail os botões para: Verifique palavra-chave de SPAM, que verifica a pontuação que possam interpretar sua campanha como “SPAM” lembramos que essa validação não é 100% ela te dar uma base de quanto sua campanha será pontuada pelos filtros de spam outra funcionalidade e de Verificar compatibilidade que simula como sua campanha será visualizada por alguns tipos de leitores de e-mail (Yahoo, Outlook 2003 e 2007, Hotmail, Gmail e AOL). Antes do envio definitivo da campanha, é possível realizar um teste (preview) enviando um e-mail para a conta do usuário, ou outra de sua escolha, porém esse preview não exibirá os campos personalizados e nem os links da campanha, ou seja, os dados da lista de assinantes não serão exibidos. Após visualizar o preview e certificar-se de que está tudo correto, basta Salvar e Sair, e em seguida configurar o envio de sua campanha.

Gerenciando campanhas

Ao acessar as opções de controle, no item de gerenciamento de campanhas, serão exibidas todas as campanhas que foram gravadas. É possível visualizar, enviar, reenviar, alterar, copiar e até excluir as campanhas cadastradas, conforme sua necessidade.

Enviando campanhas

Quando você acessar a opção de envio, serão visualizadas todas as listas de contatos e a quantidade de assinantes cadastrados em cada lista.
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Definindo agendamento para envio da campanha

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Estatísticas

Estatísticas das campanhas

Após uma campanha ser enviada, você pode monitorar através das estatísticas o desempenho da sua campanha. Utilize um filtro para melhorar a análise da sua campanha,
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Você pode ter informações detalhadas informando o período de sua pesquisa Ex: dos últimos 7 dias ou das últimas 24 horas. Sempre que houver uma solicitação de descadastramento, o E-mail Marketing Nomer enviará um e-mail para o proprietário da campanha, informando os dados do solicitante.
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Estatísticas das listas de contatos

Templates

Criar templates

Para criar um template siga os passos conforme as figuras
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Você tem duas formas para criar um template:
Criar com a opção Sem Template e efetuar a criação da campanha através do editor do E-mail Marketing Nomer. Ou selecionar um modelo dos templates exibidos na tela acima. É possível utilizar um template de sua autoria e importá-lo da máquina ou através de um website conforme figura a seguir

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O que é SPAM

SPAM é toda mensagem não solicitada partindo de pessoas que não conhecemos ou empresas com as quais não entramos em contato anteriormente. Como identificar:

Cabeçalhos

O cabeçalho do e-mail aparece incompleto, sem o remetente ou o destinatário. Ambos podem aparecer como apelidos ou nomes genéricos, como: suporte@. A omissão do destinatário é um dos casos mais comuns, pois, os spammers colocam listas enormes de e-mails no campo reservado para Cópias Ocultas (Cco), já que tais campos não são mostrados ao usuário que recebe a mensagem.

Assunto (Subject)

Com isso, alguns e-mails suspeitos podem não ser identificados e, nesse momento, os usuários devem estar atentos para não abrir e-mails de spam, executar arquivos em anexo e ter sua máquina contaminada por um código malicioso. Ainda em relação ao campo assunto, os spammers costumam colocar textos atraentes e/ou vagos demais, confundindo os filtros e os usuários, que abrem os e-mails acreditando ser informação importante. Ex: "Sua senha está inválida", "A informação que você pediu" e "Parabéns". Vale observar que alguns conteúdos suspeitos no campo assunto também são decorrentes de propagação de vírus ou worms e, portanto, devem ser removidos.

Reduzindo o volume de Spam

Abaixo algumas dicas para reduzir o volume de Spam.
  • Preservar as informacoes pessoais como enderecos de e-mail, dados pessoais e, principalmente, cadastrais de bancos, cartoes de credito e senhas;
  • Ter, sempre que possivel tenha e-mails separados para assuntos pessoais, profissionais, compras e cadastros online. Alguns usuarios mantem um e-mail somente para assinatura de listas de discussao;
  • Nao ser um "clicador compulsivo", ou seja, o usuario deve procurar controlar a curiosidade de verificar sempre a indicacao de um site em um e-mail suspeito de spam. Pensar, analisar as caracteristicas do e-mail e verificar se nao e mesmo um golpe ou codigo malicioso.
  • Ao receber e-mails sobre brindes, promocoes ou descontos, reserve um tempo para analisar o e-mail e verificar no site da empresa as informacoes sobre a promocao em questao. Vale lembrar que os sites das empresas e instituicoes financeiras tem mantido alertas sobre os golpes envolvendo seus servicos. Assim, a visita ao site da empresa pode confirmar a promocao ou alerta-lo sobre o golpe que acabou de receber por e-mail. No caso de promocoes, na maioria das vezes, sera necessario preencher formularios. Ao preencher o cadastro, desabilite as opcoes de recebimento de material de divulgacao do site e de seus parceiros. E justamente nesse item que muitos usuarios atraem spam, inadvertidamente.
A maioria dos filtros antispam está preparada para barrar e-mails com diversos assuntos considerados suspeitos. No entanto, os spammers adaptam-se e tentam enganar os filtros colocando no campo assunto conteúdos enganosos, tais como: vi@gra (em vez de viagra) etc.


É ISSO.
by PORTAL VIP COM

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